A alimentação dos pequenos é preparada de acordo com as orientações do seu médico pediatra, com ingredientes especialmente selecionados, com cardápio variado e adaptado a cada fase do desenvolvimento. Fazemos uso de (liquidificador, centrífuga, espremedor de frutas), pratos, copos e talheres exclusivos para uso dos pequenos. As mamadeiras são esterilizadas diariamente.

Toda criança está num momento especial de suas vidas. É o momento de seu crescimento e desenvolvimento e para que estes sejam adequados, a alimentação tem papel fundamental. Muitas famílias enfrentam problemas ou situações difíceis na hora das refeições de seus filhos, principalmente quando se trata da introdução de um novo alimento em sua dieta, e se for um legumes, uma verdura ou uma fruta, a situação é pior. Cara feia, choro, bico e nada de comer! A alimentação da criança precisa ser bem planejada para que não haja risco de faltar qualquer nutriente e os cardápios elaborados para as crianças, além de nutritivos, devem ser atraentes para estimulá-las a se interessarem pelas refeições. É de extrema importância que as refeições sejam um momento de prazer e de bom relacionamento para toda família. Sabemos que o grande forte da gastronomia está ligado à aparência dos pratos, transformando os alimentos através de combinações harmônicas de cores, texturas, cortes e sabores. Todos nós sabemos que o ser humano come primeiro com os olhos e mesmo não estando com fome, a forma como nos é apresentado um alimento é determinante para sentirmos vontade de saboreá-lo ou não. A composição da refeição pode ser a mais simples, com alimentos do cotidiano, porém se estiver com uma apresentação colorida e divertida, a aceitação será melhor e com maior facilidade. Para ter uma alimentação equilibrada e colorida é importante que nela contenha alimentos saudáveis e nutritivos que auxiliem no desenvolvimento e crescimento da criança.

Recomendações:
  • Varie a apresentação da alimentação da criança com pratos coloridos e atraentes.
  • Use a criatividade.
  • Crianças não toleram preparações apimentadas ou com excesso de temperos. O sabor suave é que mais lhe agradam.
  • Pratos muito cheios não estimulam a criança a comer bem.
  • Estabeleça horários para as refeições e para os lanches, com intervalo de duas a tres horas.
  • Nunca ofereça prêmios com brinquedos ou doces para que a criança coma toda refeições.

Os hábitos alimentares de um indivíduo refletem em sua imagem, não só no corpo, mas também em sua mente , por esse motivo é de extrema importância ter uma alimentação saudável e adequada em cada fase do desenvolvimento humano , já que para cada fase da vida, a alimentação tem uma importância diferente , sendo essencial em todas elas.

Desde a infância, cada pessoa já tem suas preferências alimentares, cabendo a família e a escola incentivarem que estas sejam as mais saudáveis possíveis .

Quando a criança sai do seu lar e começa a frequentar ambientes diferentes como escolas e creches, ela sofre intensa influência de diversas formas, pois o contato com tantas pessoas diferentes tende a levar os pequeninos a imitarem os comportamentos dos outros, seja na questão social como na alimentar, e isto pode trazer consequências tanto positivas como negativas.

É por isso que a escola tem a função de trabalhar a conscientização de docentes e funcionários sobre a necessidade de oferecer bons exemplos aos alunos, visto que são esses bons exemplos que fazem toda a diferença na promoção da alimentação saudável.

A família também tem um papel importante, pois uma família que tem uma alimentação de boa qualidade, cria o ambiente propício para que o hábito alimentar seja formado.

A educação para a saúde deve se iniciar nas idades da pré-escola (Educação Infantil) e escolar (Ensino Fundamental) devido a sua maior receptividade e capacidade de adoção de novos hábitos, e ainda, porque as crianças se tornam excelentes mensageiras e ativistas de suas famílias e comunidades.

O ambiente escolar influencia a formação da personalidade e, consequentemente, nas suas preferências alimentares.

A sociedade não precisa de modismo, e sim da verdadeira conscientização da importância de hábitos alimentares corretos, isto é, fornecimento de alimentos necessários , nas quantidades adequadas, nos momentos certos, e por meio desta disciplina alimentar alcançar os benefícios satisfatórios para a saúde do corpo e, desta forma, contribuir para a aquisição de uma boa qualidade de vida.

Procuramos garantir que a alimentação seja um momento de conhecimento, uma forma de se ampliar a aquisição de novos conhecimentos e de proporcionar a autonomia da criança no ato de se alimentar.

As refeições são variadas e balanceadas com cardápio preparado por nutricionista e selecionado pelas crianças.

Lanche da manhã

O nosso primeiro lanche complementa o café da manhã feito em casa, com frutas, sucos naturais, bolos e pães.

Lanche da tarde

O lanche da tarde segue o mesmo esquema do servido no período da manhã.

Jantar

A escola não fornece janta,a alimentação da criança pode e deve adequar-se a alimentação dos adultos de sua casa, por isso achamos importante a criança fazer pelo menos uma das refeições acompanhado dos pais e irmãos.

To Top ↑